Esse Neil é um cara foda mesmo!
Sei que é uma declaração redundante (um dos sinônimos de "Neil Young" no dicionário é justamente "cara foda") mas é difícil evitar, desculpe.
E por mais que já sejam inúmeros os motivos pra se repetir isso, ele sempre aparece com novas razões que te fazem querer proclamar uma vez mais, em alto e bom som:
"O Neil é foda!"
Hoje temos mais duas belas razões para fazermos isso.
A princípio, essa mensagem seria somente sobre a primeira delas, o novo disco com o Promise of the Real que ele liberou anteontem, no primeiro dia do mês:
"The Visitor".
É que ver um cara com uma história longa e rica como a dele - o cara tem 72 anos, meu chapa! - tendo vontade de continuar produzindo sem parar é uma coisa que me alegra muito.
(Pois é, eu fico alegre de vez em quando.)
Bom, ontem escutei esse disco algumas vezes.
Estava ouvindo novamente agora há pouco e senti vontade de indicá-lo aqui.
Boas músicas, boas letras, enfim, mais redundância (é o Neil, pô!).
A segunda e majestosa razão, que me vi mais do que obrigado a divulgar, é o site que ele acabou de lançar, que abriga toda a sua discografia.
(Eu disse "toda"!)
E de graça.*
[*Uma importante correção aqui. Depois vi no FAQ do site que o acesso será gratuito por um período limitado, aparentemente, até 30 junho de 2018. A partir daí, haverá uma espécie de assinatura para aqueles que queiram continuar explorando os arquivos. O valor ainda não está definido e dependerá da quantidade de pessoas interessadas no conteúdo, ou seja, quanto mais pessoas tiverem o interesse em acessar os arquivos até esta data, mais barato será. De todo modo, no pior cenário, você tem ainda sete meses pra entrar lá, de graça, e ouvir qualquer música de qualquer disco quantas vezes quiser.]
O site é exageradamente bem feito, um verdadeiro e minucioso documento da história do Neil, com todas as canções, letras, fichas técnicas, etc, etc, etc.
Fora toda a riqueza de detalhes do layout que tornam a experiência ainda mais especial.
Dá pra ficar perdido ali navegando por horas e horas, clicando nas gavetas, pastas, arquivos....
E tem até um tutorial-mensagem-de-boas-vindas em que o próprio Neil vai te mostrando como o site funciona.
Bom, vá lá conferir, deixa de preguiça.
O caminho é esse aqui:
Pode clicar sem dó que vale a pena.
E já adiciona aos favoritos, porque não dá pra ver tudo de uma vez. É um trabalho que merece várias visitas, vários passeios. Dá até pra tirar férias e viajar pra lá.
Até porque, a ideia é que os arquivos sejam constantemente atualizados, na medida em que ele for liberando material novo.
E, alegria, alegria: o cara não para!
***
Voltando agora ao disco, "The Visitor", já que esse é um "Música Salva!", entre as minhas preferidas vou destacar a simples e doce Change of Heart,
"I'm your fresh beer
So drink me up"
e a divertida Carnival:
"And looked at the barrel at Evel Knievel's great Grandfather
CARNIVAL, CARNIVAL, CARNIVAL, CARNIVAL."
Mas há outras ótimas músicas nesse disco.
E, por gratidão pelo presente, e pra prestigiar a magnífica ideia do site e seu excelente resultado, pela primeira vez, não vou colocar nenhum link direto das músicas.
Dê um pulo lá nos arquivos do Neil, escuta lá.
O cara é foda.
;)
Coração de Ouro.
***
De quando o Neil passou por aqui antes (há tempos atrás):
Hey, Neil, homem sério, apenas queria trocar uma ideia com você. Tchu-ru-ru.
Das vezes que te vi, prestei atenção.
Teu olhar profundo, tua carga calma."
(Cidadão Instigado)
***
Te amo, Neil.