sexta-feira, 11 de julho de 2014

Fup

O grande campeonato de damas de 1978

[...]

Vovô Jake estava tão mal quanto Miúdo. Apanhado pela primeira tempestade, pegou uma gripe (a primeira de sua vida, segundo ele) e foi logo para a cama. Miúdo cozinhava e cuidava dele, o que significava sobretudo buscar uísque e jogar damas todo dia durante horas.

[...]

No primeiro dia, concordaram em jogar para ver quem ganhava as primeiras cinco partidas em nove, e quando Miúdo ganhou cinco seguidas, vovô insistiu em que jogassem para ver quem ganhava mais em 19 ("só pra eliminar o fator sorte", explicou), e dois dias depois de passarem as tempestades, Miúdo doido para voltar à sua cerca, eles ainda estavam disputando 500 em 999. Estavam em 451 para Miúdo e 12 para o vovô Jake - ou exatamente 12 partidas depois de Miúdo perceber que vovô não ia melhorar até ganhar, fazendo Miúdo perder quantas partidas pudesse, o que nem sempre era possível, considerando-se o jogo cada vez mais excêntrico de Jake.

Por mais de três dias se defrontaram no tabuleiro.

[...]

O tempo vinha se mantendo claro e firme há quase três dias, mas Miúdo ainda estava preso à maratona de damas com o vovô convalescente que, apesar de declarar que se sentia simplesmente horrível, não tinha tossido nem espirrado nos últimos quatro dias, consumia sua garrafa diária de uísque com o deleite costumeiro e, no geral, parecia vivo como sempre - chegando quase a ser afável quando diminuiu a diferença no jogo de damas, gargalhando com prazer ao ganhar de Miúdo com movimentos que este nunca tinha visto nem ouvido mencionar, muito menos imaginado, tais como o "Relâmpago de Biloxi", o "Duplo Torce-Pau de King-Kong" e, o mais seguro, o "Velho Troca-Troca" - movimentos tão arriscados que sua compreensão exigia um certo esforço por parte de miúdo.

No primeiro dia de abril, com a contagem tendo chegado a 499 ao final da noite anterior, jogaram a partida decisiva - era meio-dia em ponto. Miúdo manobrou brilhantemente para uma posição de onde podia ter três pedras comidas num só lance, e apesar de ter levado duas jogadas até vovô perceber, este finalmente aproveitou a brecha e acabou ganhando.

- Agora te peguei com o Malho Supertriplo do Expresso Capa-Saco - grasnou vovô, enquanto Miúdo sacudia a cabeça, pesaroso.
(Fup - Jim Dodge)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!