domingo, 10 de abril de 2016

Um silêncio, dois silêncios, três silêncios

“O mundo está cheio de homens. Todos eles possuem almas. Almas de alumínio. Mais altas que um homem, grandes, redondas e brilhantes. Você não deve recusar a estima, o amor, o convívio social.”

 “O seu pensamento era feito de surdez e imobilidade."

“Atravesso, durante o dia, momentos de completa irreflexão, de apatia absoluta; e, outras vezes, a reflexão cava o poço sem fundo do absurdo de ser por si mesmo.”

“Eu carregava dentro de mim um silêncio.”

“Na sua forma exterior de ser, você lembra o culpado. Napoleão acrescentou que ele carrega a culpa e que visualmente isto era perceptível na própria postura do corpo. Ele continuou caminhando e refletia sobre a sua posição perante o pai, perante a mãe, perante o irmão, e perante todos os homens; e se este egoísmo admitido não era a dissimulação de um inábil pecador e esta dissimulação era a tal ponto imperfeita que permitia aos homens mais afastados, mesmo aqueles que olhavam a sua figura nas ruas, denotar a falta, a dissimulação.”

“Tudo branco como um mingau sem adjetivos.”

“Não devo representar a fragilidade, devo prosseguir usando as minhas forças. Eu não devo desesperar. Todo este tumulto e bater de latas ao meu lado não me comove. Devo prosseguir no trabalho. Eu devo obter o silêncio necessário ao meu recolhimento.”

“Volta uma melancolia horizontal, interrompida por acessos de desejo. As possibilidades de encontrar Lila são mínimas; mas ela poderia ir procurá-lo.”

“As qualidades que ele possui são excelentes: inteligente, pequeno-burguês, um metro e oitenta de altura, não é muito gordo. O erro está no seu projeto de vida. Ele não entende o próprio projeto e não move um dedo para realizá-lo; mas crê firmemente no seu valor. O grandioso para ele é algo relativo à sociedade em que vive, e o seu projeto, exceto alguns pequenos defeitos, é grandioso. O grande medo, que ele guarda dentro de si, é que, algum dia, o seu próprio mito desabe como um circo, e ele se veja solitário e inútil. Mas isto não acontecerá, diz ele. Ele é um dos escolhidos e sua mãe sempre afirmava que ele seria um grande homem.”

“Eu pensei que talvez o meu estado ao lado de Lisa dependesse totalmente da intensidade do drama; e uma vez declarada uma paz momentânea tudo se dissolveria num desinteresse mútuo.”

“O projeto dele era caminhar até atingir a estafa.”

“Eu estou esperando um milagre. Vai acontecer aqui. O Cristo desce e abençoa estes putos. Eu, eu vou para o céu de helicóptero.”

“O esforço que realizo para me concentrar em mim mesmo me coloca fora do mundo dos vivos. Não percebo o que me envolve e raramente ouço o que os outros dizem. Eu devo me concentrar em mim mesmo. Mas eu sinto a sufocação que este esforço realiza em mim. Enquanto os outros tratam de obter as coisas... mas eu devo escapar. Eu finalizo o meu trabalho e peço umas férias de mim mesmo. Eu penso que se eu permanecer neste estado de tensão mais alguns dias vou explodir a minha loucura pelas ruas. Mas eu devo continuar mordendo obsessivamente. Não devo esquecer que o que me amedronta é a dispersão.”

“Ele não escolheu nenhuma das duas alternativas opostas e permaneceu hesitando.”

“Medo da responsabilidade. Não quero estabelecer ligações com os seres. Eu acredito que qualquer ação da minha parte visa uma separação.”

“A única possibilidade de escapar da prisão e ganhar a liberdade era que o terremoto marcado para as seis horas da tarde, acontecesse uma hora antes.”

“Este trecho eu não gosto. É muito rápido. Eu gosto quando se sente a melodia. Quando se faz alguma coisa é preciso ser perfeito.”

“O segundo silêncio existe dependente de um terceiro silêncio menor que ouça o segundo.”

“Eu deveria morder como um louco. Eu peço humildemente forças para prosseguir. Eu sou mesquinho, insignificante, ocioso. Mas admiro o esforço humano. Se eu tivesse capacidade de furar, furar o mesmo ponto sem me perder em coisas desprezíveis. Morder o próprio pescoço e permanecer com os dentes presos ao próprio pescoço até o dia em que eu...”

“As frases que escrevo são de três tipos: uma que pretende dizer algo, outra que não pretende dizer e uma terceira que encobre o que deve ser dito.”

“Eu pretendo seguir os seus conselhos, mas não existe oportunidade.”

***

 (José Agrippino de Paula - Lugar Público)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!