domingo, 14 de junho de 2020

Música Salva! (40) - No fim das contas, todos querem um xodó


Comecei a ouvir esse novo EP que o John Frusciante lançou no final de março, o "Look Down, See Us", da série 'Trickfinger', e logo na primeira música, a "GR 8", nos primeiros segundos dela, tive essa impressão engraçada: pensei que tinha selecionado o disco errado.

Parecia que Os Mulheres Negras iam começar a cantar a qualquer momento "que falta eu sinto de um bem, que falta me faz um xodó...".

Não é idêntico, claro, mas ali no início, a batida e o timbre da notinha mais aguda, lembram um pouquinho. Depois cada uma das músicas vai seguindo seu próprio caminho de aproximados três minutos e meio, mas, por uma boa parte dessa trilha, se você deixa uma sobreposta à outra, mais ou menos alinhadas desde o início da batida, elas meio que se complementam.

E aí você pergunta: "- E o quê que isso prova, afinal?!"
E eu te digo: "Pôrra nehuma, com certeza."

Mas achei engraçado, uma parceria tão inusitada quanto bem-vinda.

Se você tem tempo de sobra e, como eu, aprecia a arte desses malucos todos, experimenta aí. Caso contrário, vai viver sua vida, porque ela é curta e cuidar dela é o melhor que você faz.

***

John Frusciante (Trickfinger) - GR8
Álbum: Look Down, See Us (2020)

***

Os Mulheres Negras - Eu só quero um xodó
Álbum: Música Serve Pra Isso (1990)

***

Eu só quero um xodó - 3:37 (1990)
GR8 - 3:26 (2020)

Apenas onze segundos e trinta anos de diferença.

***
Olhe pra baixo e nos veja (salve-nos!) música também serve pra isso.

***

E além de tudo, hoje calhou de ser mais um desses Dominguinhos gelados:

Dominguinhos (Rei!) - Eu só quero um xodó

***

Que no final é isso aí, não importa o modelo da guitarra, o tempo da batida, se acid house, mpb, world music, se por sample ou pela sanfona, se rock ou forró...

...todos acabam eventualmente querendo um xodó.
;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!