terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Parada do Manuel


“Era enorme, mesmo para essa terra de feracidades excepcionais.”
[...] 
“- Era belo, áspero, intratável.”


*** 

“Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem-comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente
[protocolo de manifestações de apreço ao sr. diretor.”

*** 

“Tudo lá parecia impregnado de eternidade.”

***

“Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei”


***

“...comerei terra e direi coisas
[de uma ternura tão simples.”

***

“Mas eu salvei do meu naufrágio
Os elementos mais cotidianos.
O meu quarto resume o passado em todas as casas que habitei.”
[...] 
“Sei que amanhã quando acordar
Ouvirei o martelo do ferreiro
Bater corajoso o seu cântico de certezas.”

***

“A caminho do céu?
Mas que céu pode satisfazer teu sonho de céu?”

***

“Parada do Lucas
- O trem não parou.

Ah, se o trem parasse
Minha alma incendida
Pediria à Noite
Dois seios intactos.”

***

“Quanta luz mediterrânea”

***

“Não quero o êxtase nem os tormentos.
Não quero o que a terra só dá com o trabalho.

As dádivas dos anjos são inaproveitáveis:
Os anjos não compreendem os homens.

Não quero amar,
Não quero ser amado.
Não quero combater,
Não quero ser soldado.

- Quero a delícia de poder sentir as coisas mais simples.”

***

“Eurico Alves, poeta baiano,
Salpicado de orvalho, leite cru e tenro cocô de cabrito,
 [...]
Como o pão que o diabo amassou.
Bebo leite de lata.
Falo com A., que é ladrão.
Aperto a mão de B, que é assassino.
[...]
Não sou mais digno de respirar o ar puro dos currais da roça.”

***

“Não quero óculos nem tosse
Nem obrigação de voto”
[...] 
“Quero a solidão dos píncaros
A água da fonte escondida”
[...] 
“Quero dar a volta ao mundo
Só num navio de vela”
[...] 
“Mas basta de lero-lero
Vida noves fora zero.”

***

“Ser como o rio que deflui
[...]
Se há estrelas nos céus, refleti-las.
E se os céus se pejam de nuvens,
Como o rio as nuvens são água,
Refleti-las também sem mágoa
Nas profundidades tranquilas.”

***

“Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma,
A alma é que estraga o amor.”
[...]
“As almas são incomunicáveis.
Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.
Porque os corpos se entendem, mas as almas não.”

***

“Que o corpo, esse vai com o boi morto,”
[...] 
“Boi espantosamente, boi”


***

“Muito cosmograficamente
Satélite.”
[...] 
“Demissionária de atribuições românticas.
Sem show para as disponibilidades sentimentais!
[...]
Fatigado de mais-valia,
Gosto de ti assim:
Coisa em si,
- Satélite.”

***


“Todas as manhãs o aeroporto em frente me dá lições de partir”
[...]
“-Esse sol da demência”

***

“O meu dia foi bom, pode a noite descer.
(A noite com os seus sortilégios.)
Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,
A mesa posta,
Com cada coisa em seu lugar.”

***

“- A dor de ser um homem...
Este anseio infinito e vão
De possuir o que me possui.”

***

(Manuel Bandeira - 50 poemas escolhidos pelo autor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!