quinta-feira, 27 de maio de 2021

A máquina animal


O
em
seu
apartamento
em
uma
estática
e
cinética
noite
de
1881
e,
sem
dar
um
passo,
os
dois
se
perguntam
e
se
respondem:

"- Mas
afinal,
o
que
nos
move,
o
que
tanto
nos
move,
o
que
tanto
e
tão
insistentemente
nos
move,
a
nunca
sairmos
do
lugar?"

***

E eles já tinham sacado tudo antes de todos.
O mais simples.
O fundamental.


Título da obra:
"Zoo-
-praxis-
-cópio:
 até
mesmo
um
cavalo,
ao
galopar,
retira
as
quatro
patas
do
chão."

Técnica:
Registros
de
inércia
sobre
inércia.

***

Que o que é muito, muito inerte, no fim das contas, move-se lentamente para trás.

***

De um tempo muito anterior ao GIF.

***

"Quando ambos saíram de cena, o artista e o cientista deram lugar ao empresário e ao empreendedor. Como não havia mais espaço para o intercâmbio espontâneo, como o da noite de 1881, um ambiente de rivalidade reverberou do fim do século 19 até recentemente, com várias disputas quanto à nacionalidade da invenção do cinema. Prevaleceu o modelo do cinematógrafo apresentado pelos irmãos Lumière, cujo maior legado foi ter criado o nome “cinema”, pois, de resto, sabemos, tratava-se de uma combinação de ideias de seus antecessores, entre eles Muybridge e Marey."

de Raimo Benedetti)

***

Étienne-Jules Marey (março de 1830 – maio de 1904)
Eadweard J. Muybridge (abril de 1830 – maio de 1904)

Coincidência.
Tudo é.

***
Bônus tracks em três atos:

Philip Glass - The Photographer (1982)

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