quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Cabras pastando



Um Camelo à capela cantando às cabras, carneiros e cordeiros.

***

A Parte do Leão

"A Vaca, a Cabra e a paciente Ovelha associaram-se um dia ao Leão para, pelo menos por uma vez, gozar uma vida tranquila, já que as depredações do monstro (como lhe chamavam nas suas costas) mantinham-nas numa atmosfera de angústia e inquietação da qual dificilmente poderiam escapar sem ser a bem.

Com a conhecida habilidade cinegética dos quatro, certa tarde caçaram um ágil Veado (cuja carne, como é óbvio, repugnava à Vaca, à Cabra e à Ovelha, acostumadas como estavam a alimentar-se das ervas que apanhavam) e conforme acordado dividiram o vasto corpo em partes iguais.

Aqui, proferindo em uníssono toda espécie de queixas e alegando a sua fraqueza e extrema fragilidade, as três puseram-se a vociferar acaloradamente, combinadas de antemão, para ficarem com a parte do Leão, pois, como ensinava a Formiga, queriam guardar alguma coisa para os dias duros do inverno.

Porém desta vez o Leão nem se deu ao trabalho de enumerar as conhecidas razões pelas quais o Veado só lhe pertencia a ele, e comeu-as ali mesmo de uma assentada, por entre os longos gritos delas nos quais se ouviam expressões como Contrato Social, Constituição, Direitos Humanos e outras igualmente fortes e decisivas."


"A ovelha negra e outras fábulas"
- Augusto Monterroso -

***

Sergio Herói Poeta e Bandido Sampaio:

Música: Cabras Pastando
Compositor: Sergio Sampaio
Álbum: Tem que acontecer (1976)

***

"Eu tenho um dom de causar conseqüências
Um ar de criar evidências
Um sapato novo no lixo
Vem cá, vem me lembrar

Que eu venho de um bando de cabras pastando
De um ninho de cobras me olhando
De herói, de poeta e bandido

Eu vejo um simples carneiro no pasto
Cachorros latindo pra lua
E eu distraído e sem medo
Indo pela rua

Em tempo de ver os cordeiros que pastam
Que amam fechados nos quartos
E pagam pecados a Deus."

***

Ovelha Negra.

***

E já faz teeeeempo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!